Pular para o conteúdo principal

Corrente contínua

Para que haja corrente elétrica é necessário que uma diferença de potencial (ddp) faça com que os elétrons partam de um ponto a outro de um corpo ou de um circuito. 

Lâmpada alimentada por um pilha

Quando ligamos um circuito elétrico onde uma lâmpada é alimentada por uma bateria, a corrente que passa pelo filamento da lâmpada provocará o seu acendimento.

Corrente em uma lâmpada

Combinações químicas internas da bateria geram uma força eletromotriz, esta faz com que elétrons partam da região de menor potencial (negativo) para o de maior potencial(positivo), percorrendo assim toda a extensão do circuito. No entanto, para análise em circuitos esta corrente é representada convencionalmente como se estivesse partindo do ponto de maior potencial para o de menor potencial, ou seja, do positivo (+) para o negativo (.

A Simbologia que vemos ao lado esquerdo da figura ligada a lâmpada é a representação gráfica de uma bateria ou fonte de tensão, o terminal + é o de maior potencial e é de onde partirá convencionalmente o fluxo de corrente.



Corrente Contínua
Este tipo de corrente é chamada de Contínua (CC), pois flui em apenas um sentido ininterruptamente enquanto o circuito estiver alimentado ou até o descarregamento da bateria. Abaixo o gráfico representativo.

Gráfico CC (ideal)
A corrente contínua CC teoricamente se apresenta num nível de tensão constante durante todo o tempo. É gerada por pilhas, baterias, fontes de alimentação etc. No caso das pilhas e baterias seu nível de tensão nominal vai reduzindo lentamente até o fim de sua vida útil, o gráfico real é o mostrado abaixo para um longo intervalo de tempo.

Gráfico CC (real)


Comentários